O que é eletro corindo de zircônio?
O eletrocorindo de zircônio é um tipo de abrasivo composto de alumina-zircônia fundida que adiciona materiais de zircônio (como areia de zircônio ou zircônio de dessilicação) no processo de fusão. O teor de zircônia do corindo de zircônia é de 25 a 40%. De acordo com o diferente teor de ZrO2, o corindo de zircônia é dividido em AZ25 e AZ40 . A resistência ao desgaste do corindo de zircônia é dezenas de vezes maior do que a do corindo derretido a partir de alumina simples ou alumina de bauxita. É um material abrasivo com alta tenacidade e resistência ao desgaste.
O próprio material de zircônio possui características de alta densidade e estrutura cristalina estável. Depois de ser transformado em abrasivo de corindo de zircônia, ele possui as seguintes características:
1. A estrutura cristalina da própria zircônia é uma estrutura de empilhamento hexagonal estável de alta densidade. Apresenta estrutura eutética dendrítica de zircônia alumina após fusão com óxido de alumínio, resultando em uma estrutura física bastante estável. Portanto, o corindo de zircônia possui alta resistência à compressão e à flexão.
2. O tamanho do cristal do abrasivo de corindo de zircônia fundida é muito pequeno. Ao controlar o processo de fusão e resfriamento, os cristais fundidos de zircônia e alumina esfriam rapidamente. Assim fortalece sua estrutura eutética e controla o tamanho do cristal. O tamanho do cristal do corindo de zircônia é de 10-20um e, durante as operações de retificação, o desprendimento da superfície de retificação é muito pequeno, o que pode melhorar muito a vida útil da retificação.
3. A dureza dos abrasivos de corindo de zircônio mantém as vantagens dos abrasivos de corindo. A dureza da escala Mohs é 9,0, aplicável a metais, aços inoxidáveis e ligas compostas de alta dureza, com uma ampla gama de aplicações.
4. O corindo de zircônio tem excelente resistência ao fogo. A temperatura de sinterização do abrasivo de corindo de zircônia é de 1500-1600 ° C, e sua resistência física não muda sob condições de alta temperatura, tornando-o adequado para a produção de componentes refratários e de alta resistência ao desgaste.
5. O aumento do teor de zircônia no corindo de zircônia pode melhorar sua resistência ao choque térmico. À medida que o teor de zircônio no corindo de zircônia aumenta, o ZrO2 monoclínico no material aumenta, o que pode aumentar o número de pequenas rachaduras dentro do material e desempenhar um papel na dispersão e absorção do estresse térmico durante o choque térmico. Ao mesmo tempo, também alivia o processo de difusão das principais fissuras dentro do corindo de zircônia, melhorando assim a resistência ao choque térmico em alta temperatura do corindo de zircônia.
6. O eletrocorindo de zircônio tem uma baixa taxa de expansão térmica e pode manter a estabilidade do volume em altas temperaturas, tornando os componentes refratários menos propensos à deformação.
A partir disso, pode-se observar que o eletrocorindo de zircônio não é apenas um material de retificação altamente resistente ao desgaste, mas também um material altamente refratário, com vantagens óbvias nas indústrias de aço, fornos, peças resistentes ao desgaste e ferramentas de retificação.